22 de Agosto de 2011
No dia anterior, antes de me por a andar para Edimburgo, pedira à menina da recepção do hostel que me marcasse um lugar num passeio de mini-coach.
Tinha de o ir apanhar no centro da zona comercial, num ponto que evidentemente eu já conhecia, acho que já conhecia a zona central da cidade como se vivesse lá há tempos, de tanto passear por ali, de dia e de noite…
Decidi ir cedo para tentar descobrir coisas que durante o dia ainda não tinha conseguido, não imaginava é que chegaria lá tão cedo! Ao sair a porta do hostel estava um mini-coach parado à porta à espera de pessoas, como a menina da recepção tinha tido dúvidas sobre o locar do embarque para me dizer, perguntei ao condutor se era aquele que me ia levar, mostrei o bilhete. Não era, mas o senhor muito simpático disse-me que me levava até ao meu, pois ía lá apanhar gente! Claro que aproveitei!
O ponto de partida era junto à The Gallery of Modern Art – GoMA
O edifício neo-clássico é imponente!
Em frente o desgraçado do Duke de Wellington tinha um cone de trânsito na cabeça! Pensei que tivesse sido um acto de vandalismo mas acabei por descobrir que aquilo é arte!
Os edifícios que rodeiam o museu são igualmente imponentes.
Fui caminhando para a George Square
Começavam a aparecer pessoas na rua, apressadas para trabalhar, com o tempo cinzento de novo, o movimento da rua anima um bocado!
A George Square estava vazia pela primeira vez desde que ali chegara!
Os pombos ainda dormiam aninhados nas estátuas! Eu sou mesmo madrugadora!
Cheguei ao lado oriental da praça onde fica o mausoléu aos heróis de Guerra da cidade.
Era aqui que eu nunca conseguia chegar quando passava na praça!
E era aqui que estava o segredo que eu queria desvendar!
Quem me explicou o que se estava a passar foi o condutor/guia do mini-coach: Glasgow fora invadida por americanos!
Estavam a filmar na cidade cenas de um filme com Angelina Jolie e Brad Pitt que tinha a ver com zombies, algo como World War Z!
A cidade é parecida com Filadélfia e mais barata que a cidade americana o que tornou o transporte de toda a tralha até ali, compensadora!
Por outro lado aquela lavoura toda é também compensadora para a cidade pela quantidade de paparazzi que vêm atrás dos actores, pela multidão que se junta para tornar o filme possível, figurantes etc etc etc totalizando 1.200 pessoas!
Glasgow estava transformado em Filadélfia, com 70 e tal carros todos lixados, disse-me o moçoilo das saias!
Até camiões os americanos trouxeram!
Por isso, quando o filme sair posso dizer que lhe vi as entranhas em Glasgow! Eheheh
(continua)