Eu não tenho espírito de “viajante”, no sentido mais popular entre viajantes motociclistas e admiro as pessoas que o têm, por isso mesmo!
Eu não viajo para onde ninguém foi, não gosto de sofrer nem de imaginar sequer ir “ao engano” e no caminho ir trabalhando para continuar a viagem! Não sonho com ser única nem fazer o que ninguém fez, muito menos em trilhar caminhos nunca antes percorridos!
Eu viajo para ver o que eu quero ver! Pode ser para ver o que toda a gente viu ou não, não importa, quem comanda é a minha curiosidade! Não faço questão de visitar locais míticos, nem superar provas, quilometragens ou provar o que quer que seja!
Não leio livros de viajantes, não sigo roteiros de ninguém, não sei se o que vejo interessa a mais alguém… apenas que o que faço me faz feliz!
Viajar para mim é ir de sítio em sítio, de vila em vila, de cidade em cidade, ver o que cada recanto tem de mais interessante para mim, registar, fotografar e viver momentos de pura felicidade a fazer isso mesmo! Se não fosse exclusivamente condutora de moto, provavelmente algumas viagens seriam mistas, isto é, iria de avião para o destino longínquo, alugaria lá um carro ou moto e cataria tudo por lá. Como apenas tenho a minha motita como companhia ela tem de ir comigo desde a porta da minha casa, e só por isso é que me tornei numa “mototurista”!
A felicidade para mim passa pelo fazer o que gosto mais, primeiro e o que vou gostando menos a seguir, por ordem, até chegar as coisas que só faço quando sou obrigada! Acho que tenho a obrigação de fazer a “minha pessoa” feliz, pois só a tenho a ela como minha!
É por isso mesmo que sigo as tuas “aventuras” com avidez!…
cristina
(Paula cristina antunes)
Obrigada Cristina!
É bom saber que mais alguem aprecia o que eu aprecio! 😉
Certo dia, um médico, num momento fulcral da minha vida, citou-me uma máxima – FAÇA FAVOR DE SER FELIZ, que eu, ao longo do tempo, com a ajuda duma mulher verdadeiramente notável que me acompanhou até há pouco tempo, consegui transformar em – TENHO A OBRIGAÇÃO DE TENTAR SER FELIZ E DE DAR FELICIDADE ALGUMA DESSA FELICIDADE.
O espírito viajante que transpira das suas crónicas e viagens é saudável, bonito e muito sincero, com o qual, estou certo, muita gente como eu se identifica. Bem haja por isso e pelos momentos que nos dá.
Para mim, viajar é verdadeiramente um estado de alma, que nos transporta para uma felicidade verdadeiramente única e muito intimista, onde por vezes a solidão na contemplação duma obra de arte num museu ou duma paisagem, se transforma em momentos únicos e inigualáveis que bebemos mais tarde em recordações.
Cada momento é único e quem já visitou os mesmos locais em circunstâncias e companhias diferentes, percebe bem o que quero dizer. E é esta verdadeira comunhão pessoal entre o próprio e a circunstância que faz do viajar e do viajante, algo verdadeiramente único, onde a monotonia nunca tem lugar.
Viajemos…!
Perfeito o seu comentário!
Complementa a minha reflecção na perfeição!
Obrigada!
Apesar de passar a minha Vida na Estrada nem sei se me considere viajante ou não…
Se for pelo nunca antes visto, não posso, vou aonde toda a gente já foi (dos que lá foram)
Mas que gosto de viajar, lá isso gosto, aliás, nem suportaria estar todo o dia metido entre 4 paredes…
Concordo totalmente e subscrevo inteiramente o último parágrafo!!
Beijos, boas viagens!!
Temos a obrigação de fazer o que gostamos e de nos fazermos felizes!
Mesmo que tenhamos de fazer o que gostamos menos para termos o que gostarmos mais! 😉
Gracinda por tudo o que dizes, o que sentes e o que te faz feliz , quer na vida, nas tuas viagens e aventuras, em que “imortalizas” com fotografias verdadeiramente fantásticas, deslumbrantes e de sonho, faz que pessoas como as que comentaram antes de mim e como Eu mesma, seguem as tuas aventuras, lendo, imaginando e sonhando com as tuas crónicas.
Obrigada por todas as partilhas até hoje. Espero que possas “oferecer” muitas, muitas mais, durante a tua vida.
Adoro o teu “trabalho”!!
Boas Curvas
Bjs Simone
Olá! Adorei o seu blog e vou partilhar com meus amigos e clientes. Super interessante, super focado e uma visão diferentes sobre viagens.
Como sei que gosta muito de viagens e ajudar gostaria de aproveitar para o convidar a conhecer o site do meu projecto em Marrocos (http://www.viagens-em-marrocos.com) e quem sabe ainda viajamos juntos.
Obrigado.
Omar”