11. Marrocos 2012 – Encontro de amigos a caminho de Fes!

(5 de Abril de 2012 – continuação)

Paramos para abastecer, nem sei bem onde! Algures a caminho de Ifrane, isso tenho a certeza! Não sei se as motos vinham assim tão sedentas, mas a verdade é que a gasosa não chegou para a motita do Elísio, a sua Nº2! Já dizia a minha avó que cada qual tem a sorte que merece !eheheh

Então, de repente, vinda não se sabe bem de onde, surge gente conhecida! Como é possível que, num país quase quatro vezes maior que o nosso, sem combinar nada e a fazer percursos opostos, as pessoas se encontrem?

A princípio ainda pensamos que era mais um desgraçado que iria ficar sem gasolina, mas depois constatamos que era o Legasea e a sua senhora (o Leonel e a Paula do M&D).

A gente até podia ter estado com eles em qualquer lado, mas encontra-los em Marrocos foi a coisa mais gira que podia acontecer! Como uma ligação ao que tínhamos deixado em Portugal!

Gente boa é sempre giro encontrar, seja em que ponto do planeta for! Fizemos uma festa!

E como festa que se prese tem de ter comes e bebes, fomos abancar numa tasca de beira de estrada e comer todos juntos!

Estava frio e as meninas foram aquecer as mãos no assador… ups… oh Elísio, motard que é motard não tem frio! Eheheh

Era giro ver o nosso grupo de motos receber tão bem uma moto amiga no seu meio!

Almoçamos um franguinho assado que eu gostei! Eu sei que as pessoas normais preferem frango de churrasco, mas eu prefiro-o assado nas máquinas! Por isso para mim estava bom e as batatas fritas também, pois não eram aquela bosta das batatas pré-fritas que eu detesto!

O nosso amigo Legasea apresentou-nos uma garrafinha de água divinal, que nos desinfetou a canalização, desde a boca até ao fundo do estomago! Reminiscências de Portugal! E depois foi a despedida, com muitos beijos e abraços e desejos de boa viagem para uns e para outros…

E seguimos, com a promessa de encontrar neve mais à frente pois tinha nevado na noite anterior também em Ifrane!

E lá a fomos encontrar, não era muita mas tinha-se aguentado todo o dia, por isso estava frio e por isso não nevara assim tão pouco!

Aparecia ali, ao lado da estrada, mesmo com o sol aberto, e aguentava-se!

Tal como a montanha a neve sempre me fascina! Tenho sempre vontade de a fotografar, de caminhar até ela…

Por isso lá voltei a parar aqui, e ali, e acolá…

Até chegarmos a Ifrane, a cidade alpina de Marrocos!

Uma cidade fundada por franceses e que se mantem com aquele ar limpinho e arrumadinho de coisa europeia, que até destoa de muito do que vimos em outras cidades marroquinas!

Não é por acaso que tem o cognome de “Pequena Suíça”, é que fica a 1700m de altitude, tem neve para caramba todo o inverno e é uma estância de ski!

E seguimos para Fes, com o Luis meio stressado pois a sua motita começara a queixar-se de falta de pressão no pneu de trás! Bolas, pelos vistos era coisa do diabo, todo o pneu queria furar de repente?

E era furado mesmo! Como era tarde para ir visitar a Medida era o momento certo para ir arranjar o furo da TDM, pois então.

Ao lado da oficina (tipo buteco) de arranjar pneus puseram-se todos a tomar copos de leite com café, como meninos bonitos! Eheheh

A verdade é que é curioso, como dizia o João, olhar para dentro dos cafés e ver imensos homens com os seus copos de leite ou café com leite à frente!

Em frente ficava uma fonte que mais parecia uma sucata! Que coisa impressionante de feia, velha e estragada! Era uma fonte de terracota toda partida!

Passeamos um pouco por ali, uma grande cidade cheia de coisa de pequena aldeia marroquina! Com lojinhas de tudo e gente que vende à porta o mesmo que se vende lá dentro sem que ninguém se importe!

E também quem venda dentro da loja o que se produz cá fora! Como as diversas casas de ovos que têm as galinhas poedeiras à porta! Ovos mais frescos não há!

E o nosso hotel! Como quase todos os que conheci até hoje em Marrocos, a entrada e receção não são representativas do que é o resto da casa, mas é sempre bonito catar o que tem de bonito!

Assim como a sala de jantar não ilustra os pitéus que lá se servem! (a considerar pelo parco pequeno almoço servido no dia seguinte)

Mas os requintes decorativos estão lá e é muito giro explora-los!

Naquela noite voltamos a jantar frango assado na máquina, voltamos a conversar até às tantas, a ouvir as máximas do Elísio, as grandes aprendizagens do João, as piadas do Rui e as interrupções do Luis e as risadas de toda a gente…

Fim do 7º dia de viagem!

Anúncios

5 thoughts on “11. Marrocos 2012 – Encontro de amigos a caminho de Fes!

  1. Olá Gracinda.
    Belas fotografias que novo aqui partilhas.
    Bom relato com os pormenores da fonte feia e velha e dos copos de leite ou café com leite. ehehehe… 😀
    Tiveram um dia em grande!
    Boa surpresa ao encontrar amigos sem contar e a terminarem o dia com risos e boa conversa!
    Fixe! ehehehe… 😀

    Estou a adorar esta crónica. Aguardo continuação.
    Beijinho

  2. Belle chronique que nous suivons tous les jours ! Vous avez eu beaucoup de crevaisons. Faut-il emporter du matériel de réparation ou avez vous toujours trouvé un réparateur pour les pneus ?

    • Il faut amener du spray pour les trous, ou un autre materiel pour reparer les pneus, parce qu’on peut trouver des mauvais terrain et avoir du azar! Si tu sais utilizer un kit de réparer (Radial Tires Repair Kil) c’est bom. De toute façon il ya toujours dans les villes des endroit pour ce genre de reparations. On a trouver à Midelt et a Fes sans probleme!

  3. Se fosse num qualquer país da Europa, esse encontro não teria assim muito de estranho…
    Agora encontrar-se em Marrocos… é obra!!
    Pelo que já vi essa cidade destoa mesmo de todo o país!!

    • É verdade!
      Já no ano passado encontramos o grupo do Rui Pessoa, do GAPE, em plena confusão da medina de Marrakech! A gente não pode nunca pensar que está onde ninguem nos conhece! eheheh

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s