A arte e a cidade

Somos hoje obrigados a viver e conviver com um grande e progressivo grau de proximidade. Esta realidade põe-nos questões novas, impomo-nos uns aos outros independentemente da nossa vontade e, no entanto, estamos por vezes tão próximos e tão distantes! Tão rodeados de gente e tão sós! Lutamos pelas reformas menos tardias, pela redução do tempo de trabalho e de serviço, para depois ficarmos perdidos no tempo, sem saber o que fazer com ele…

Hoje os espaços culturais são tão importantes como os espaços de habitação ou de trabalho, a cidade não é feita só para comprar e vender, ou ser usada, é fundamentalmente feita de inserções sociais que enseja uma multiplicidade de práticas colectivas, sendo a actividade estética uma delas.

A cidade não é apenas uma estrutura externa a seus habitantes, é produzida por eles também, e hoje há cada vez mais a preocupação de devolver a cidade aos seus habitantes.

Depois de terem experimentado um grande processo de privatização do espaço público, através de projectos imobiliários privados, de barreiras que impedem o acesso igualitário de todos, condomínios fechados cercando áreas públicas, há um trabalho de recuperação do espaço público para quem o habita, frequenta ou visita.

Assim assistimos hoje à remodelação de jardins e praças transformando-os em espaços amplos retirando-lhes as barreiras arquitectónicas e o ruído visual. Espaços que não servem mais apenas para olhar e apreciar, mas para usar, usufruir, com condições, privilegiando a animação de rua, o ajuntamento espontâneo ou organizado do publico. Espaços vivos na cidade que não se quer morta.


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s