33. Passeando por caminhos Celtas – The Wembley Stadium!…

24 de agosto de 2014

O prazer de nada fazer também se faz sentir em viagem, por isso é que eu vou deixando dias vazios no meu caminho para preencher com aquilo que eu quiser fazer no local. E aquele dia foi, literalmente, um dia para o que me deu na telha!

Um dos locais que eu queria ver era os estúdios de Abbey Road, desde a última vez que estive na cidade que deixei para outra vez… e ainda não foi desta que os visitei por dentro. Terá de ficar para a próxima, planeando direitinho e fazendo a marcação da visita antecipadamente.

Abbey Road, foi também o nome de um dos álbuns dos Beatles, gravado nos estúdios e, se estes já eram famosos tornaram-se então míticos pelo mundo inteiro!

Quando se passa ali durante o dia, percebe-se logo que estamos junto de um recanto famoso para caramba, cheio de chineses e turistas frenéticos que só querem ser fotografados perto!

As grades do pátio do edifício estão cobertas de inscrições, que me fizeram lembrar as inscrições do pátio da casa de Julieta em Verona! Uma loucura!

Há cartazes a pedir para não escreverem mas o povo é louco nestas coisas! Pus-me a apreciar a obra!

Não havia ninguém aquela hora da manhã por ali, por isso aproveitei para tirar uma ou dias fotos com a minha moto na passadeira mais famosa do mundo!

Esta passadeira foi considerada património britânico em 2010 e diariamente ali passam milhares de pessoas pelo momento mítico da foto do disco dos Beatles que se fizeram fotografar ai há 45 anos!

A minha motita esteve parada mesmo na porta dos estúdios! Numa próxima vez que lá volte, ficará estacionada dentro do pátio mesmo, enquanto eu visitar tudo por dentro, prometi-lho terei de cumprir!

Depois pus-me a curtir a condução pelas ruas pouco concorridas àquela hora da manhã, aproveitando que estava sol e era Domingo! Um belíssimo dia para se andar sem preocupações pela cidade e arredores! Boa, arredores! Wembley, I’m coming!

“Visitar o Wembley era um objectivo já antigo. O estádio mítico onde se realizaram concertos que ficaram para sempre na história, como Live Aid em 1985 e os nomes são muitos e grandes: Metallica, Coldplay, Green Day, George Michael, Foo Fighters, Madonna, Oasis, Take That, AC / DC, Nuse, ou os Bon Jovi. Sim, os eventos desportivos são míticos também, mas foi a música que me levou ali, ao maior estádio do Reino Unido, com capacidade para 90.000 pessoas… eu queria sentir a sensação de ali estar, conhecer a história, catar os recantos, mesmo não tendo podido lá ir no tempo o antigo, esse sim, o do Live Aid ele mesmo…”

(in Passeando pela vida – a página)

Lá estava ele! Dizem que aquele arco é visível a partir de toda a cidade!

Como a minha motita era pequenina junto daquele monstro de betão, metal e vidro!

Só para lhe dar a volta demorei um bom tempo! Porque é grande, porque a área de estacionamento é imensa e porque não conseguis simplesmente seguir em frente sem parara todo o momento para olhar para ele!

Estacionei algures junto das portas principais, onde os adeptos se separam por diverso níveis de entradas para se dirigirem aos seus lugares e fiz eu mesmo um percurso de entrada, embora solitário.

Claro que entrei pela porta principal, aquela que dá para o museu e exposição de troféus, claro!

A estátua de Bobby Moore à porta, um dos maiores jogadores de Inglaterra…

Linhas de mármore ou granito polido, separam as grandes lajes de cimentos, com gravações de todos os grandes eventos ali realizados, desde que o primeiro estádio foi edificado.

E lá estava ele…

Eu voltaria a entrar na bancada, mas a sensação de ver o campo logo, apanhou-me quase de surpresa! É enorme como prometido!

Não resisti quando alguém se ofereceu para me fotografar com o estádio de fundo!

Então perdi-me na galeria das fotos dos momentos míticos do estádio, com imagens do antigo estádio que foi inaugurado em 1923 e demolido em 2003, para ceder lugar ao novo Wembley!

ou da abertura dos Jogos Olímpicos de 1948.

A visita do Papa João Paulo II em 1982 com 70.000 pessoas presentes

ou o tributo a Nelson Mandela em 1990…

Mas também, e sobretudo, os concertos míticos que ali tiveram lugar como o Live Aid em 1985 para 70.000 pessoas,

Madonna, em 1990 actuando para 74.000 pessoas

Os U2, em 1993, o ano em que os vi, cá em Alvalade, pouco antes de eu partir para estudar na Suíça.

David Bowie, em 1987

Os Rolling Stones em 1982

Os Metallica em 2007

Os Coldplay em 2009

Pronto, ok, eu não vou mostrar aqui todas as imagens fantásticas que contam a história daquele estádio… mas foi muito por elas que eu lá fui…

E fui também para ver tudo, então chegamos à sala de conferência de imprensa e eu fui a primeira a ser convidada para a fotografia no lugar nos técnicos! Fixe!

Estávamos a descer até ao nível dos balneários onde nos espaços de cada jogador são colocadas camisolas de grandes jogadores que já ali jogarem!

Naturalmente aquilo tem tudo muito bom aspeto, afinal o estádio tem apenas 7 anos de uso, tudo é novo por ali!

E chegamos ao relvado! Ninguém o pode pisar! É perfeito e alto em relação ao solo onde estamos, como uma imenso altar verde!

E a sensação é que somos tão pequeninos!

Quando há concertos ali eles tapam o relvado com placas perfuradas e a relva cresce através delas, dando a sensação de que o relvado está desprotegido, pois de longe fica tudo verde.

Os 107 degraus que levam até à tribuna para entrega dos troféus! Já foram 39, no antigo estádio! O que os campeões têm de correr para chegar lá acima, apenas antecipa o momento de glória tornando-o mais duradouro!

E a grande taça (confesso que não sei qual é nem se é verdadeira) está ali para quem quiser ser fotografada junto, numa foto à venda à saída.

Esqueci-me de procurar a minha!

Na entrada, que também era saída, havia leões feitos dos mais diversos materiais!

Como um centro comercial, onde a gente vê uma exposição de leões, coisa banal! 😀

O leão da casa inspirador: Arrisque tudo!

Voltei ao mundo real ou pegar na moto de novo, fui deslizando pela rua sem saber ainda onde iria, quando passei do outro lado da via rápida do Ace Café!

Ainda havia tanta coisa que eu queria ver naquele dia!

(continua)

Anúncios

One thought on “33. Passeando por caminhos Celtas – The Wembley Stadium!…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s