45 – Passeando até à Suiça 2012 – o château du Haut-Koenigsbourg

23 de Agosto de 2012 – continuação

Há muito tempo que queria visitar o château du Haut-Koenigsbourg! A cada vez que passava em Estrasburgo e via brochuras de divulgação eu prometia a mim mesma “na próxima vez vou lá!”

Desta vez ele “atravessou-se” no meu caminho na Rota dos vinhos da Alsácia! Lá estava ele, rosado, imponente, fantástico, no topo do monte, que o torna visível a grande distância, por entre os vinhedos!

Um castelo com origem no séc. XII (aquando da formação da nossa própria nacionalidade), destruído e reconstruido, melhorado e acrescentado chega à ruina e abandono total até ser restaurado no princípio do séc. XX e hoje permanece cheio de esplendor! Vale a pena passar umas horas por ali!

O nome “Haut-Kœnigsbourg” resulta de uma adaptação do nome alemão “Hohkönigsburg” , que quer dizer “alto castelo do rei”

É um dos locais mais visitados da França e entende-se bem porquê, pois desde a primeira vez que vi uma imagem sua que o quis ver!

Um castelo que andou de mão em mão, entre franceses e alemães e acaba em ruinas e abandonado. Em 1901 começa o seu restauro que provoca ainda hoje alguma controvérsia.

Na realidade tudo aquilo já esteve em ruinas e há ainda quem defenda que em ruinas deveria ter permanecido.

Efetivamente restaurar não é reconstruir e tudo aquilo foi, afinal, reconstruido!

A obra foi entregue a um arquiteto que também era historiador, e há quem defenda que os seus estudos foram razoáveis e próximos das possibilidades medievais.

Provavelmente há por ali pormenores um pouco “demais” para a época, mas a verdade é que resulta muito interessante!

As torrezinhas/escada são lindíssimas! Mas consideradas um excesso decorativo para épocas medievais!

Os interiores são espetaculares!

A fama que o castelo tem, de ser visitado para caramba, concretizava-se aquando da minha visita! Foi curioso encontrar por ali tanta gente, depois de tanta estrada pela Route du Vin D’Alsace sem transito quase nenhum nas estradas!

A dada altura eu queria era subir ao topo e ver tudo o que pudesse lá de cima!

E tudo era deslumbrante! O castelo é impressionante visto de qualquer ângulo!

A planície do Reno pode ser vista até se perder no horizonte. Tudo aquilo é vinhedo!

Não conseguia parar de tirar fotos!

Sentia-me no topo de um dragão e fotografando o seu pescoço escamoso lá de cima!

Numa exposição patente no castelo podem-se ver algumas fotos do “antes e do depois” do restauro e pode-se também constatar do quanto foi reconstruido e não apenas restaurado!

Gostei muito de ver de perto o resultado do trabalho que ali foi feito, mesmo sendo eu avessa a intervenções muito profundas em edifícios arruinados!

O povo estava sempre a chegar, vindo não sei de onde já que só ali os encontrei!

Um dos pomos de discórdia sobre o restauro reside na construção de um moinho no topo de uma torre de forja de artilharia! Cá para nós o resultado é surpreendente e inesperado! E parece que o homem tinha razão e os seus estudos, por bizarros que resultem, não andaram muito longe da realidade perdida!

Outro desacordo esteve na torre quadrada dado que numa gravura de época ela aparece redonda. Mas hoje sabe-se, pelos alicerces, que o arquiteto estava certo, ela era mesmo quadrada!

E pronto, catei tudo o que pude e segui o meu caminho, apreciando o castelo que continuou visivel durante boa parte do caminho !

(continua)

3 thoughts on “45 – Passeando até à Suiça 2012 – o château du Haut-Koenigsbourg

    • Obrigada!
      São coisas que descubro e que acho curiosas e não quero esquecer, por isso escrevo e registo. Fico contente se outras pessoas acham interessante e, um dia, ao passar ali se lembrem do que leram! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s