Desenhos de viagem 7

Cucu!

E como já há uns dias que não mostro um desenho meu… cá vai um autorretrato, feito no livro que acompanhou a minha estadia na Suíça e depois por algumas viagens, quando comecei a viajar de moto para todo o lado.

Portugal 1999

É verdade, eu não faço só desenhos rápidos, embora em viagem sejam os que me dão mais prazer fazer, mas este foi feito na escola, enquanto a miudagem desenhava também! Não há como dar o exemplo e desenhar com eles!

Suíça 1995 – Genève e o Jato de Água

Eu passava muito tempo junto ao lago, quer do lado do Jato de Água, quer na outra margem… desenhei aquela zona diversas vezes… eu sabia que iria ter saudades daquilo tudo, um dia…

Suiça 2012 – Montreux e o castelo de Chillon

Eu tenho mais desenhos deste castelo, feitos nas diversas vezes que lá fui. É um castelo que sempre me fascina e onde volto sempre que passo perto! No ano passado estive junto dele à espera que o sol se pusesse e voltei a encantar-me!

Suiça 2009 – Berna e o Zytglogge, o relógio do tempo

Berna é aquele pequeno mundo medieval que se visita a qualquer momento e apetece voltar! As arcadas protegem quem se passeia por elas, como protege quem se aninha e desenha. Eu tinha perdido o meu GPS ali e estava tão infeliz quando fiz este desenho…

Escócia 2011 – Ilha de Skye

Mas há outro tipo de desenhos que faço em viagem! Porque desenhar nunca é uma obrigação! É, apenas e sempre, um prazer, por isso há momentos em que um desenho corre menos bem, ou dá-me aquela “coisinha” e faço um boneco maluco, embora inspirado no que sinto, vejo, ou necessito no momento!

Escócia 2011 – Glen Coe

Outras vezes invento ambientes marados, meio monocromáticos, compostos de exercícios de relaxamento e descontração da mão, quando esta está tremula de conduzir muito e viver muitas emoções!

Suíça 2012 – Davos

E o pintar e rabiscar relaxa mesmo! Estava no topo do mundo, na cidade mais alta da Europa, o coração serena e o céu está quase ao alcance da mão! Então, no meio de desenhos mais “lúcidos” saem criações livres, que não são nada, além de sensações e prazer de rabiscar e colorir!

Anúncios

7 thoughts on “Desenhos de viagem 7

  1. Já ha novidades quanto ao ordenamento de textos e imagens para publicação?
    Espero que estaja a trabalhar afincadamente nessa matéria, Gracinda.
    Esta altura do ano é excelente para começar a publicar. É quando já muita gente pensa nas férias, em lugares para visitar, em viagens, etc.
    Como os tempos não estão fáceis para quem gosta de viajar, lêr os seus relatos acompanhados dos belíssimos desenhos e aguarelas, poderá ser para muitos uma forma de o poder fazer, para além da satisfação de os admirar.

    • Olá!
      Obrigada pelo seu interesse e atenção! Eu sou uma pessoa que tem de ser “provocada” para reagir e, ao tocar no assunto, desperta-me para me mexer mais rápido! Eheheheheh
      Tenho pensado nisso e tenho ordenado ideias, estou a contar enviar-lhe, a si e ao primo, um exemplar de uma hipótese de narrativa, acompanhada de fotos e desenhos. Eu não sou escritora por isso fico sempre meio sem jeito pois escrevo à minha maneira!
      Logo logo terei noticias!
      Beijucas mil

      • Em minha opinião, deve mesmo escrever “à sua maneira”. Essa é a forma genuína de transmitir as emoções que as diferentes paisagens e lugares lhe fizeram sentir. É esse olhar que só por si foi cptado que capta o interesse de quem tem oportunidade de ler e apreciar as maravilhosas aventuras que aqui publica.
        O estímulo, apesar de ajudar, não substitui a vontade. Gracinda, você possui um tesouro constituído por experiências a diferentes níveis, que à maioria das pessoas nunca foi proporcionado viver.
        Não quero intervir no seu “cozinhado” mas se me permite: deixe que tudo flua tão naturalmente como quando se senta na Pan Am, roda o punho e deixa os instantes fluir.
        O método de exploração que utiliza nos seus passeios, pode também aplica-lo nesta matéria, “metendo o nariz” aqui e ali, sentindo aquilo que as imagens lhe vão dizendo e relatando esse sentir, recordando e conjugando com aquilo que observou nos locais.
        “Boa viágem”!
        😉

  2. Gracinda estás a ver? Estás a começar a ser encaminhada e vais ver que mais cedo ou mais tarde estás a fazer aquilo que todos estamos há espera há muito tempo eu bem te tenho dito. Como podes ver tens imensas pessoas que compram e olha que não são poucas.
    PS. Quando for publicado quero um autografado, mas a comprar é claro…
    Beijos
    João Carlos (Leceiro)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s