13. Passeando pelos Balcãs… – pelas memórias da Ex-Jugoslávia…

9 de agosto de 2013

De manhã eu até tinha medo de sair de casa! Não fazia a menor ideia do que iria encontrar, depois de uma noite de chuva, o mesmo calorão ou um dia cinzento?

Fui agradavelmente recebida por uma manhã solarenga e fresca, se comparasse com os 44º do dia anterior! Mas ainda era muito cedo e eu estava decidida a não sofrer muito, por isso fui passear para a cidade a ver em que se tornaria aquela frescura suspeita!

Logo ao pegar na moto percebi que a frescura não era tanta assim, eu é que comparava com o calor do dia anterior e assim tudo era fresco! Na realidade estavam 36º!

Fui passeando pelas colinas da cidade até à zona antiga chamada Cidade Alta ou Gornji Grad, já que a cidade moderna é chamada de Cidade Baixa ou Donji Grad. Ali fica a Igreja de S. Marcos com o seu telhado lindíssimo com os brasões da Croácia à esquerda e de Zagreb à direita feitos no século XIX.

A Igreja originalmente de estilo românico, foi sendo alterada e adaptada em estilos posteriores e hoje é um dos edifícios mais antigos (séc. XIII) de Zagreb e um dos seus símbolos.

Em redor da praça, que tomou o nome da igreja, ficam edifícios do estado, como o Parlamento e o Tribunal Constitucional. Um guarda que estava por ali fez tão má cara quando passei, resmungando comigo que nem tentei parar ali. Detesto ter de enfrentar ranhosos, por isso embora o outro fosse mais simpático, dei meia volta e fui embora!

Fui até à catedral que continua em obras, embora desta vez já só tivesse uma das torres embrulhada, há 3 anos estavam as duas de chapéu!

“A catedral de Zagreb é um edifício extraordinário com uma longa e sofrida história que quase a vitimou por diversas vezes. É dedicada à Assunção da Virgem e a Santo Estevão e São Ladislau e, na sua origem, é gótica, mas por duas vezes na sua história foi incendiada (no séc. XIII e no séc. XIV) e, mais tarde, quase totalmente destruída por um terramoto. Assim hoje a catedral que vemos é uma mistura do estilo original, gótico, e o estilo posterior que a trouxe à vida, neogótico, muitos séculos depois já no séc. XIX.

Tem estado em obras de restauro desde há uma série de anos e, desta vez, pude já ver toda a sua fachada e uma das fantásticas torres descoberta. Está a ficar linda e a voltar à plenitude da sua beleza, quando lá voltar espero já vê-la toda descoberta!”

Cá fora pode-se entender o porquê da demora no restauro da catedral, dois pináculos, um antes e outro depois do restauro, mostram como tudo se estava a deteriorar no edifício! O pilar da esquerda estava novo em 1901, aquando da conclusão da reconstrução do edifício depois do terramoto que o vitimou, a erosão provocada pelas adversidades atmosféricas corroeu-a daquela maneira até hoje!

Na parede atrás o relógio da catedral que, como uma série de outros relógios na cidade, parou no momento do grande terramoto de 1880, que danificou profundamente o edifício! Parou às 7 horas 3 minutos e 3 segundos do dia 9 de novembro de 1880.

Em frente à catedral fica um dos monumentos mais conceituados da cidade, o Pilar de Maria com os anjos dourados e a fonte, do séc. XVIII.

Fui até ao mercado ali em frente, todo colorido e cheio de movimento! Comprei um pacote de amendoins salgados, a ver se não me faltava o equilíbrio e se a tensão arterial não caia por si abaixo com o calor!

Mas eu não iria ficar ali a passear todo o dia! Eu poderia faze-lo no dia seguinte, já que continuaria na cidade por mais um dia, mas naquele momento apetecia-me ver mais, talvez porque no dia anterior me fechara na pousada até à noite!

E foi o que fiz! Consultei o meu livrinho “o que há para ver por aqui?” é para isso que eu faço trabalho de casa, para poder escolher o que ver a cada vez que me apeteça!

E decidi ir visitar alguns recantos da ex-Jugoslávia…

Há muito que eu queria ver aqueles enormes monumentos de perto, construções que parecem saídas de filmes de ficção científica!

Foi mandado construir, pelo presidente do país (Josip Broz Tito), uma infinidade de monumentos gigantescos, nos anos 60 do séc. passado, em memória de batalhas travadas durante a II Grande Guerra.

Pretendia-se provocar um grande impacto visual, para enaltecer o povo Jugoslavo, e isso foi visivelmente conseguido por muito tempo, até que a República se desintegrou e tudo aquilo foi sendo abandonado e perdendo o sentido. Hoje são chamados de Monumentos Abandonados na ex-Jugoslávia…

Muitos anos depois um fotógrafo belga (Jan Kempenaers) pegou num mapa de 1975 e foi fotografando esses enormes monumentos com ar alienígena entre 2006 a 2009.

Então eles voltaram a dar nas vistas e podem ser vistos na internet, mas eu queria ver os que pudesse ao vivo… naquele dia vi 2, terei de voltar para ver mais alguns!

O Primeiro foi o de Podgaric…

Fica-se um bocado confuso! O monumento está no meio de lado nenhum, por trás de quintas e quintais, sobre um morro, em que o caminho nem é muito visível!

O Monumento à Revolução do Povo de Moslavina, uma obra de um grande escultor croata em honra do povo daquela zona, que não lhe parece dar muita importância, embora aquela continue a ser a obra mais conhecida do escultor!

Parece que atravessamos uma “star-gate” para chegarmos à enorme escultura!

Há quem corte a relva/palha e há quem ponha flores… que são de papel…

Não sei explicar, acho que cada um gosta do que gosta, e eu ali senti-me pequena, junto de um monumento que guardava dentro do meu imaginário há demasiados anos. Encontra-lo finalmente, apenas com o som do vento como companhia, teve um efeito forte sobre mim.

Lá de cima, dos “pés” do monumento, pode-se ver a pequena localidade onde ele foi erigido, com o lago ao fundo e muito poucas casas! Dá que pensar, como se decidiu colocar ali uma obra daquela dimensão?! Eu imaginei-a sempre junto a um centro urbano, pela sua espetacularidade.

Mas não, está ali só…e hoje, abandonado!

Mais à frente, a uns cento e tal quilómetros, junto à fronteira com a Bósnia, fica Jasenovac… ali não é apenas um monumento, é toda uma história que há para sentir.

O tempo estava já bastante mais quente, pousei a moto à sombra de uma árvore, não fosse ela esturricar e depois queimar-me o rabo ao montar!

E fui caminhar por aquele que foi o campo do terror…

Jasenovac – O mais cruel campo de extermínio de todos os tempos, como lhe chamam…

Ali morreram entre 600 e 700.000 pessoas, sérvios, ciganos e judeus.

O campo funcionou num pântano, hoje uma enorme área relvada, com árvores e lagos com patos e tudo. Ninguém pressente o que ali se viveu…

O monumento é uma obra de um grande arquiteto sérvio (Bogdan Bogdanovic ) em memória das vítimas, muitas delas sérvias também! Este arquiteto fez ao todo 20 memoriais por todo o território jugoslavo, e há uns 3 ou 4 mais que eu gostava de ver…

Também ali há flores… de papel!

E um excerto de um poema que fala de morte e sangue e punhais que matam, tal como se fazia naquele campo de concentração!

Estou a falar de um sítio onde os guardas e carrascos faziam apostas a ver quem matava mais gente e houve quem contasse 1300 gargantas cortadas! A personagem foi cumprimentada e galardoada com diversos prémios pela sua façanha, com objetos de ouro e festa e tudo!

Mais uma vez o som do vento foi a minha única companhia…

Todas as provas foram destruídas com a libertação do campo

E no lugar onde estavam os pavilhões com as diversas funções, hoje existem saliências e reentrâncias no imenso relvado!

Pode-se ler a legenda esculpida em metal junto ao caminho feito de toros de madeira dos carris de comboio. Fotografei o relevo e traduzi as suas inscrições na net e pude entender onde estava cada coisa…

E fui embora, com uma vontade imensa de passear um pouco pela Bósnia ali ao lado!

(continua)

Anúncios

3 thoughts on “13. Passeando pelos Balcãs… – pelas memórias da Ex-Jugoslávia…

  1. Claro que gostei deste pedaço da história do século passado, tudo ainda muito presente nos nossos dias!!!
    Por aqui fico a aguardar mais novidades!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s